sexta-feira, 14 de maio de 2010

Na casa de Chico Xavier

Já que estamos em Uberaba/MG (recriada nas locações de Pacatuba/CE), vamos da Casa da Prece até a casa de Chico Xavier. Hoje, há cenas que necessitam da participação de uma das assistentes de Chico, interpretada pela atriz Ana Cristina Viana, do elenco de apoio.



A assistente de Chico Xavier (Ana Cristina Viana). Operando a câmera, a diretora de fotografia Carina Sanginitto. (foto: Soraya Ramalho)



O diretor Glauber Filho, o ator Nelson Xavier como Chico e Ana Cristina Viana como a assistente do médium. (foto: Soraya Ramalho)



Chico Xavier (Nelson Xavier). (foto: Soraya Ramalho)

Nas fotos de still, como essa acima, a cena está montada com a mesma perfeição que apresentará nos cinemas. Mas, acompanhando o blog, você já sabe que por trás de toda essa tranquilidade e privacidade do personagem está um complexo aparato técnico e humano.








Esse aparato envolve uma gama de maquinária que vai de gruas a trilhos, para posicionar a câmera no local mais adequado para captar a imagem. (foto: Soraya Ramalho)



E agora, ficou legal? (foto: Soraya Ramalho)


Dentre todo um equipamento especializado e atual, o destaque vai para as câmeras Panavision. As três câmeras Panavision usadas na filmagem fazem parte de uma colaboração viabilizada pelo produtor Gerson Sanginitto e pela diretora de fotografia Carina Sanginitto, como parte do “new filmmakers program”, coordenado por Ric Halpern.



O casal Gerson e Carina Sanginitto. (foto: Soraya Ramalho)


As lentes da Panavision, explica o produtor Gerson Sanginitto, são consideradas as melhores do mundo, inclusive fabricadas para uso da NASA.


A diretora de fotografia Carina Sanginitto operando uma das câmeras Panavision. (foto: Soraya Ramalho)


Claro, um filme de qualidade, além do equipamento de ponta, precisa de suor e talento para encontrar as opções mais interessantes conforme a visão da cena e do filme como um todo.


Os diretores Glauber Filho e Halder Gomes acompanham atentamente as imagens capturadas, através do vídeo assist. (foto: Soraya Ramalho)


Por isso os diretores Glauber Filho e Halder Gomes estão sempre avaliando o resultado de cada tomada. Se preciso, são feitas modificações para aprimorar a cena. E, claro, eles contam com uma equipe muito bem preparada e comprometida com o trabalho.


A asssistente de Chico Xavier (Ana Cristina Viana) atende o telefone. (foto: Soraya Ramalho)


Quem está ligando para a casa do Chico? Bem, como você sabe, a filmagem das cenas não segue a ordem do roteiro e, caso esteja previsto no mesmo mostrar quem está do outro lado da linha - e do fio (o telefone tinha fio, nessa época), essa já é outra cena, que pode ter sido rodada anteriormente ou estar planejada para alguns dias à frente. Então, infelimente não vai ser hoje que você vai saber com quem a assistente de Chico está falando... mas vale a pena esperar para conferir isso no filme :)



Casa de Chico Xavier. (foto: Soraya Ramalho)


Aproveitando os tons azul claro ou branco azulado que tem acompanhado o personagem de Chico, aí vai uma mensagem psicografada por ele, decorada com delicadas flores azuis ...,




... com o desejo de que a beleza do texto de Emmanuel seja uma inspiração para seu dia, como o perfume exalado por elas. (foto: Soraya Ramalho)

E até breve! (Texto: Valéria Dallegrave)

Um comentário:

  1. Elder Rogério Cardoso18 de maio de 2010 às 12:42

    Que Jesus abençoe a todos por mais esta bela iniciativa.
    Tenho certeza que todos colaboramos para a construção de um mundo melhor, divulgando histórias com valores reais e visando o bem das pessoas.
    Grato,
    Elder.

    ResponderExcluir