Entrevista Coletiva

Novas Produções Cearenses são Apresentadas
A Convidados e Imprensa
No 20º Cine Ceará

“Me apaixonei por Chico”. Essa foi apenas uma das declarações marcantes que o ator Nelson Xavier fez na coletiva de imprensa realizada ontem, 26, no Hotel Gran Marquise para apresentar dois filmes; “As Mães de Chico Xavier”, de Glauber Filho e Halder Gomes e “Área Q”, de Gerson Sanginitto, ambos em processo de finalização pela Estação Luz Filmes.



foto:Aline Arruda


As Mães... conta a história de três mulheres que recebem cartas psicografadas pelo médium após perdas. “Não é uma continuação do filme do Daniel Filho. Essa nova produção tem um enfoque diferente. Queremos descobrir e entender de onde vem esse amor e essa admiração das pessoas que acompanharam Chico Xavier de perto”, explica Glauber. O diretor também disse que foi feita uma pesquisa com várias cartas psicografadas por Chico Xavier para a seleção. “Fizemos a leitura e a avaliação de muitas delas, mas escolhemos apenas três para desenvolvermos o roteiro. Portanto, elas são reais sim”, concluiu.

foto:Aline Arruda


Nelson Xavier, que interpretou o médium na produção de Daniel Filho, aceitou o desafio mais uma vez. “Minha primeira reação ao convite foi de recusa. Fiquei cheio de escrúpulos para vestir o personagem novamente, mas como é outra abordagem, em idade mais avançada, acabei aceitando. Eu não fiz o Chico. Ele é quem me fez. Senti-lo numa outra idade, mais madura, foi um prolongamento do que vivi no primeiro filme. Existe uma emoção específica que é arrebatadora no Chico e que me absorve por inteiro. É a energia dele”. Quando questionado se o personagem inferiu em sua crença, Nelson disse, usando a terceira pessoa:“o Nelson não tinha religiosidade nenhuma. Mas fui invadido por uma emoção tão forte que eu sabia que era coisa do Chico. Hoje não sou religioso e nem espiritualizado, mas estou muito mais dedicado ao lado oculto da vida”. O Longa metragem deve estrear em todo o Brasil entre dezembro deste ano e abril de 2011.



foto: Aline Arruda


Já a ficção “Área Q”, de Gerson Sanginitto mostra um jornalista norte-americano, interpretado por Isaiah Washington, do seriado “Grey’s Anatomy”, que ao passar por uma crise profissional é pautado para fazer uma matéria em Quixadá, interior do Ceará. A região é muito conhecida, desde a década de 60, por ser uma área sujeita a aparição de objetos voadores não identificados, muitas atestadas por moradores da área. “O filme é uma alusão à Área 51 (provavelmente uma das bases de testes aéreos mais sigilosas do mundo, localizada no deserto de Nevada, nos EUA, que o governo norte-americano só admitiu sua existência oficial em 1994) e no Nordeste é muito comum ouvir histórias sobre OVINIs e matérias sobre ufologia, principalmente nessa região dos municípios de Quixadá e Quixeramobim. Por isso, decidimos nomear o filme como Área Q”, explica o cineasta cearense Halder Gomes, produtor executivo do longa.



foto:Aline Arruda


Além de Isaiah Washington, o filme tem: Murilo Rosa, Thânia Kalil e os atores cearenses Karla Karenina, Leuda Bandeira e Rodger Rogério, no elenco. “Queremos, com esse filme, provar que o Ceará é a (potencial) Califórnia brasileira. Só não somos ainda porque algumas questões políticas não nos deixam avançar”, concluiu Glauber Filho, co-produtor executivo.