domingo, 16 de maio de 2010

Chico ou Nelson Xavier?

Na chegada ao set, Caio Blat, extrovertido e descontraído, cumprimenta a todos. Já Nelson Xavier, que assumiu o papel de Chico Xavier pela segunda vez no cinema (a primeira foi em Chico Xavier, dirigido por Daniel Filho), é muito discreto, só sendo chamado para atuar quando todo o resto (iluminação, foco das câmeras, figurantes posicionados e orientados, etc) está preparado para a filmagem.



O jornalista Karl (Caio Blat) em frente à Casa da Prece. (foto: Soraya Ramalho)

Karl é designado para fazer uma matéria sobre Chico Xavier. Para isso, tem de registrar o que se passa na Casa da Prece.




Karl (Caio Blat). (foto: Soraya Ramalho)

Mas, quanto a Nelson Xavier, há um detalhe curioso sobre sua participação no filme, que você vai saber em primeira mão: preocupado em manter o "clima" propício para a concentração de todos (não só a sua), mesmo quando não está filmando, Nelson faz questão de usar o agasalho que é parte da caracterização de Chico Xavier, apesar de todo o calor daqui do Ceará.






Chico (Nelson Xavier) sai da Casa da Prece, acompanhado de sua ajudante (Ana Cristina Viana) e seu filho (Andrey Lima). (foto: Soraya Ramalho)


O figurino, como você já percebeu, é um elemento importante para compor a identidade visual do personagem. A figurinista Ingrid Furtado nos explica que, no caso de Chico Xavier, a indumentária foi resultado de pesquisa, de um trabalho de reconstituição documental, mas para personagens fictícios, o processo é diferente.



Mais um personagem caracterizado? Ah, não, é a figurinista do filme, Ingrid Furtado ;) (foto: Soraya Ramalho)


Ingrid, em um primeiro momento, estuda cada um dos personagens a partir do roteiro. Com essa leitura, é feita uma interpretação de seus perfis psicológicos, confirmada a seguir pelos diretores. A partir daí, são criadas pranchas de figurino, às quais os diretores propõem ajustes. O ideal, ainda, diz ela, é encontrar essas roupas em brechós, para que venham já com marcas de vivência, como aquela blusa já meio gasta que você usa há anos...


A figurinista Ingrid Furtado dá os últimos retoques no vestido de Ruth (Via Negromonte). (foto: Soraya Ramalho)


Outra curiosidade: na primeira prova de figurino de Nelson, foi constatado um "problema": as roupas, produzidas a partir das medidas reais do ator, caíram na medida... acontece que esse não era o resultado esperado. Foi necessário buscar roupas de um número maior, para evidenciar a fragilidade do personagem.


Chico Xavier (Nelson Xavier). (foto: Soraya Ramalho)


Sem dúvida, a forma discreta como Nelson Xavier interage no set, mantendo a indumentária de Chico, facilita que todos os presentes o vejam muito mais como o personagem do que como o ator...


O jornalista Karl (Caio Blat) e Chico Xavier (Nelson Xavier) entre as pessoas que visitam a Casa da Prece (os figurantes da cidade de Pacatuba). (foto: Soraya Ramalho)


Mas Karl está preocupado, será que vai conseguir uma entrevista em particular com o médium, para fazer a matéria? Bom, você já sabe... só vai descobrir isso quando o filme for exibido nos cinemas. Aí você vai poder curtir o resultado final desse trabalho feito com muito carinho e cuidado.



Karl (Caio Blat). (foto: Soraya Ramalho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário