quinta-feira, 13 de maio de 2010

A Casa da Prece

Na quarta-feira, além da filmagem sob o famoso abacateiro, ainda teve muito trabalho. À tarde, à caminho de Pacatuba, onde estão prontas já as novas locações da Casa da Prece e da casa de Chico Xavier, foi rodada uma cena emocionante com Vanessa Gerbelli e Joelson Medeiros. Ao contrário das cenas do abacateiro, na qual havia muitos figurantes, dessa vez não teve ninguém para testemunhar, além da equipe. Só aqui pelo blog você pode ficar sabendo de tudo ;)



A equipe na estrada, a caminho de Pacatuba, preparando-se para rodar a cena.



Elisa (Vanessa Gerbelli).


Elisa (Vanessa Gerbelli) e Guilherme (Joelson Medeiros). (fotos: Soraya Ramalho)

E, enfim, chegamos a Pacatuba, situada a 34 quilômetros de Fortaleza, onde se pode fazer uma caminhada por trilhas ecológicas no meio da Mata Atlântica ou ainda assistir, em abril, a encenação da Paixão de Cristo , a cada ano mais visitada.

Nessa quinta, foram filmadas as primeiras cenas na Casa da Prece. Para isso acontecer, A equipe de arte fez, antes de tudo, a pesquisa para encontrar fotos do lugar nos anos 90, um tanto diferente da aparência atual. A partir daí houve muito trabalho para reconstruir com detalhes o ambiente. E em breve você vai saber em detalhes como foi isso, aguarde...




Elisa (Vanessa Gerbelli) sentada na mureta da frente da Casa da Prece, antes de seu encontro com Chico (Nelson Xavier). (foto: Soraya Ramalho)



Ensaio de cena: Chico Xavier (o ator Nelson Xavier, ainda sem a caracterização do personagem) sai da Casa da Prece, auxiliado pelo filho (Andrey Lima) e por uma de suas assistentes (Irene Cardoso).



Nelson Xavier, ainda não caracterizado como Chico, no ensaio do encontro com Elisa (Vanessa Gerbelli). (foto: Soraya Ramalho)

Ah, você não tem nem idéia do tanto de figurantes que estão sendo "recrutados" em Pacatuba. Karinny, assistente de elenco e figuração, conta que são em média 150 pessoas por dia nas filmagens da Casa da Prece.



Mikaela Feitosa, assistente de direção, organizando os figurantes, vista pelo reflexo da lente da câmera. (foto: Soraya Ramalho)


Segundo Karinny, os moradores de Pacatuba estão muito dispostos a cooperar, pois sabem que o filme, usando a cidade como locação, irá trazer retorno positivo a todos. Os figurantes ficam preocupados em fazer exatamente o que lhes é pedido, e recebem atenção especial dos diretores e da equipe.


... Mas essa foto é de um ensaio com a figuração, com o diretor Glauber Filho substituindo o ator Nelson Xavier como Chico. Logo atrás dele, Aline Castro, segunda assistente de direção. (foto: Soraya Ramalho)


Do elenco de apoio, Irene Cardoso, conhecida como “tia Irene" (asssistente de Chico Xavier), conta que as pessoas se emocionam de verdade frente a Nelson Xavier, muitas vezes confundindo-o com Chico. Mas a energia do lugar pode, de qualquer forma, ser sentida durante a filmagem.




O ensaio com o diretor Glauber Filho como Chico Xavier, visto pela tela do video assist. (foto: Soraya Ramalho)

O momento da encenação envolve tanta preparação anterior do lugar e dos atores, tanta energia de todos os envolvidos, que a linha entre a representação e a emoção verdadeira fica muito tênue...

O interior da Casa da Prece. (foto: Soraya Ramalho)


E então? Deu vontade de entrar? Fique à vontade...


(texto: Valéria Dallegrave)

Um comentário:

  1. Boas Fotos!Hoje é o ano do Chico Xavier , até esqueceram que este também é do Tancredos Neves!
    Já a cidade de Pacatuba , só tem a ganhar com as encenações , quem sabe um turismo religioso...


    http://quantummedium.blogspot.com/

    ResponderExcluir