sábado, 15 de maio de 2010

Silêncio, por favor!

No intervalo das filmagens, a casinha simples e silenciosa da réplica da Casa da Prece, em Pacatuba, não parece ter nada de especial. Talvez não seja vista como ambiente de espiritualidade marcante, nem como set de cinema...



Réplica da Casa da Prece preparada pela equipe de arte em Pacatuba (foto cedida por Valéria Queiroz)


Mas logo inicia a agitação das filmagens, que vai avançar noite adentro: andam apressadamente por ali, os profissionais responsáveis pelo som, a maquinária, a iluminação, o figurino, a arte, etc... que tratam de deixar tudo pronto para o trabalho dos atores. O set ganha vida, com toda certeza, quando Mikaela, assistente de direção, avisa, em voz alta, sob o comando dos diretores: Vamos Rodar! Silêncio por favor!




Na rua de paralelepípedos interiorana, um carro se aproxima. As câmeras capturam a chegada de Guilherme e Elisa em frente à "Casa da Prece".



O set ganha vida: no carro, chegam Elisa (Vanessa Gerbelli) e Guilherme (Joelson Medeiros). (foto: Soraya Ramalho)

Mesmo quando todos estão em silêncio, as luzes, câmeras e pessoas estranhas ao lugar chamam a atenção dos moradores, mudando completamente o cotidiano da cidade... É, dá para refletir sobre muitas coisas, quando se está em silêncio.





O diretor Halder Gomes. (foto: Soraya Ramalho)


As filmagens, agora, não precisam mais ser interrompidas devido ao barulho do trânsito ou de construções. Apenas, de vez em quando, um cachorro late na hora errada, para testar a paciência dos diretores. Mas o silêncio é muito mais “denso” do que o da cidade de Fortaleza.



O microfonista Fábio. (fotos: Soraya Ramalho)


Ao seguir adiante, se percebe, já na entrada, que a casinha simples transformou-se por completo...



E o silêncio é muito mais expressivo quando se impõe entre diversas pessoas. A magia acontece: dá para sentir agora que estamos também em Minas Gerais, Uberaba, na Casa da Prece verdadeira, que recebeu (e recebe ainda) muitas visitas. (foto: Soraya Ramalho)



Os cidadãos de Pacatuba, como figurantes na "Casa da Prece". (Foto: Soraya Ramalho)

E há momentos da filmagem em que a representação dos atores do elenco principal envolve os figurantes com a emoção de seus personagens.




Lara (Tainá Müller) chega ao lugar acompanhada por Karl (Caio Blat). (foto: Soraya Ramalho)





Lara (Tainá Müller). Precisa dizer de quem é a mão? (foto: Soraya Ramalho)

A câmera da fotógrafa Soraya Ramalho foca o jornalista Karl (Caio Blat) , que por sua vez aponta sua câmera para o homem responsável pela presença de tantas pessoas. Deu para entender? Olha aí...



O jornalista Karl registra a imagem de Chico Xavier (Nelson Xavier). (foto: Soraya Ramalho)


Mas não é preciso pensar muito para descobrir qual a importância do silêncio na Casa da Prece.



O diretor Glauber Filho e os figurantes na sala da "Casa da Prece".(foto: Soraya Ramalho)


Aliás, é só olhar o que diz o cartaz na parede...


Chico (Nelson Xavier) Na "Casa da Prece". (foto: Soraya Ramalho)


No set de filmagem, o silêncio expressa a dedicação ao trabalho e o respeito pela fé alheia. O silêncio, enfim, une admiravelmente esses dois universos: a espiritualidade e o cinema...


Chico Xavier (Nelson Xavier). (foto: Soraya Ramalho)


E você, já parou para ouvir o que o silêncio pode estar lhe dizendo hoje? ;) (Texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário