domingo, 2 de maio de 2010

Vai um cafezinho?

gcfvO diretor Glauber, no ensaio da primeira sequência do dia, que terá novamente Karl (Caio Blat) e Mário (Herson Capri), oferece inicialmente duas possibilidades para a posição dos atores/personagens: os dois sentados no sofá ou Karl em uma das cadeiras e Mário ao sofá. Os atores logo se interessam pela segunda opção, que dá maior autonomia a cada um de seus personagens.



Karl (Caio Blat) e Mário (Herson Capri). (foto: Soraya Ramalho)


Nos ensaios, os diálogos são repassados. Caio Blat e Herson Capri, mergulhados na pele dos personagens, com extremo profissionalismo, sugerem pequenas adequações à fala, com o objetivo de dar maior naturalidade às cenas.


O diretor Glauber Filho, Herson Capri e Caio Blat. (foto: Soraya Ramalho)


A sala onde o vídeo assist foi montado para os diretores acompanharem a filmagem é separada por duas portas do “escritório” de Mário. Mesmo assim, até devido às paredes serem de compensado, o procedimento antes do grito “Ação!” envolve desligar o ar condicionado e claro, pedir silêncio (o que, aliás, também é feito do lado de fora do prédio).


A sala do “vídeo assist”: O diretor Glauber Filho está com os fones de ouvido para acompanhar o som da cena. Logo atrás dele, à direita, Luca (filho de Glauber) e, à esquerda, o produtor Sidney Girão. (foto: Soraya Ramalho)



No primeiro plano: o diretor Glauber Filho e Herson Capri. No segundo: o diretor Halder Gomes e a diretora de fotografia, Carina Sanginitto. Os diretores trabalham em conjunto, conferindo os diversos aspectos necessários para buscar o máximo de qualidade final. (foto: Soraya Ramalho)

Observando os atores através do vídeo, Glauber pergunta se, na xícara servida em cena, há de fato café, o que é providenciado imediatamente... E a mesma sequência é rodada com diversos planos.

Karl (Caio Blat) e a xícara de café


Mário (Herson Capri) em seu escritório.


Mário (Herson Capri) e Karl (Caio Blat) (fotos: Soraya Ramalho)

O diretor Halder fica calculando a que horas começa a concentração dos jogadores do Fortaleza, ou o momento em que eles estão chegando ao estádio, às vezes comentando isso em voz alta. Novamente, está dividido, com dois corações: um na filmagem e outro, de uniforme, à caminho do estádio...

O diretor Halder Gomes, Caio Blat (Karl) e Glauber Filho ensaiando a cena.

Num momento de descontração, Glauber comenta com Halder sobre todo o trabalho que ainda os aguarda depois do término da filmagem, com a edição e divulgação do filme. Junho, julho, agosto, setembro, outubro, novembro, dezembro... Por acaso, depois disso pergunto a Luca se ele pensa em trabalhar com cinema. Ele responde que isso seria possível, sim. Comento então: Mas dá um trabalhão danado, não? Ele concorda, com um sorriso.


O diretor Glauber e seu Filho Luca. (foto: Soraya Ramalho)

Bom, por hoje é só.


Karl (Caio Blat) e Mário (Herson Capri). (foto: Soraya Ramalho)


Amanhã é dia de folga da equipe, um descanso merecido.
A gente se encontra por aqui...



(Texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário