sexta-feira, 21 de maio de 2010

Quer brincar de ser criança?

Quando chego na pracinha da Rua Bento Albuquerque, no Bairro Papicu, aqui em Fortaleza, vejo crianças se divertindo no parquinho: na gangorra, no balanço, meninos jogando futebol e meninas brincando até nas barras...


Algumas figurantes do dia. (foto: Soraya Ramalho)


Chego a pensar que a equipe só teve o trabalho de montar e regular os equipamentos, aproveitando o movimento natural do lugar. Mas logo vejo Tainá Müller (Lara) sentada no banco ao lado do parquinho e descubro que a ilusão do cinema me envolveu mesmo antes de ser capturada pelas câmeras.


Tainá Müller (ou Lara?). (foto: Soraya Ramalho)


Então, fica claro: havia duas "equipes" no local, uma de adultos (ao fundo da foto) e outra de figurantes fofinhos e pequenos, mas já com experiência em publicidade, peças de teatro ou mesmo cinema. Pode?


As duas "equipes": ao fundo, os adultos, e à frente os figurantes recebendo atenção e orientações da assistente de direção Mikaela Feitosa. (foto: Soraya Ramalho)


A chuva no começo do dia obrigou o pessoal a ficar parado por aproximadamente uma hora. Assim que foi possível começar a filmar, se tratou de, como sempre, repetir a cena, usando diferentes planos e cuidando de cada detalhe, como por exemplo, retirar a folha de um coqueiro que, já quase caída, ficava em quadro atrás de Tainá Müller (Laura).


Praça de cinema ; ) (foto: Soraya Ramalho)

Enquanto isso, perto dali, dentro da praça mesmo, há também alguém cuidando com carinho e dedicação do seu trabalho. A ONG Oficina do Senhor oferece cursos para crianças e mães carentes.


Essa é Socorro Forte, funcionária da ONG. (foto: Valéria Dallegrave)


Socorro me conta ainda que o lugar está passando por um processo de revitalização, por iniciativa da comunidade local, no projeto chamado “Praça Viva”. Os moradores envolvidos estão de parabéns. Assumir a responsabilidade por melhorar a qualidade do espaço - e do mundo - em que vivemos é algo que os adultos deveriam fazer sempre, para dar aos pequenos condições de "ser criança", não é?



Na praça, Lara observa as crianças. Logo mais, à tarde, fica clara sua grande ligação com o munto infantil. É a cena que a mostra como professora de Théo. (foto: Soraya Ramalho)


Théo (Gabriel Pontes) e Lara (Tainá Müller).(foto: Soraya Ramalho)


Por enquanto, por causa da chuva, demorou mais do que se esperava para terminar a filmagem, e a produtora de alimentação Natyara precisou entrar em contato com André, o responsável pelo "catering" (a palavra, em inglês quer dizer providenciar comida e entretenimento). Logo ele chega, com sua própria equipe, a comida, o aparelho de buffet e mesinhas. Depois do "Corta!" todos almoçam tranqüilos, na sombra das árvores.



A equipe servindo-se do buffet sob responsabilidade de André Soares Pontes, que já tem dezoito anos de experiência no ramo de alimentos. (foto: Valéria Dallegrave)


A adaptabilidade da empresa encarregada de servir as refeições durante esses dias de filmagem em Fortaleza é impressionante, o buffet foi levado a diversos ambientes. André conta que, em um envento de arvorismo, já serviu refeição até mesmo em cima das árvores! Bom, então na pracinha foi moleza, não é, André!?

Na Escola de Theo, foi a vez das crianças...



Essa é Kyra, filha do diretor Halder Gomes, que fez figuração na escolinha. (foto: Soraya Ramalho)



Théo (Gabriel Pontes) e seu desenho. (foto: Soraya Ramalho)


Todos sabem que as crianças gostam de brincar de ser adultos...



Melissa e Gabriel, filhos do produtor Sidney Girão em uma das visitas ao set. (foto: Soarya Ramalho)


Mas no mundo do cinema, que muitas vezes retrata fielmente a "realidade" através da ficção, necessitando, para isso, de muita criatividade (além de talento, técnica e suor), também é possível aos adultos brincar de ser criança.
E, depois de muito trabalho, não há nada melhor que isso, não é diretor Halder?



O diretor Halder Gomes. (foto: Soraya Ramalho)


E agora, aproveite, que é a sua vez!



(o câmera Leo Mamede, em foto de Soraya Ramalho)

Um comentário:

  1. Moro próximo a essa praça, e sou apaixonado por ela, todo dia quando passo por lá em minha corrida diária, vejo as crianças e o jovens brincando e praticando esportes, fico feliz e esperançoso que em breve os adultos possam entender que esse é o real sentido da vida, ser feliz, simplesmente!

    ResponderExcluir