terça-feira, 11 de maio de 2010

O essencial é invisível para os olhos

Para o dia render melhor, novamente foi feita a divisão em duas equipes. Uma continuou no prédio da rua Antônio Lima, há poucas quadras do mar.



Prédio onde foi montado o apartamento de Ruth, no bairro Meireles. (foto: Soraya Ramalho)


No apartamento de Ruth, ficam o diretor Halder e a atriz Via Negromonte. O diretor Glauber, os atores Caio Blat e Gustavo Falcão vão para nova locação, não muito longe, o que facilita o andamento do trabalho. É exatamente o pequeno restaurante de esquina onde a equipe tem almoçado todos os dias. E é claro que não vai mais ser apenas um restaurante...



Preparação da nova locação. Que ambiente a equipe de arte vai "construir" agora?


No apartamento, as cenas filmadas com Via Negromonte são momentos íntimos de sua personagem. Há a preocupação em deixar o set mais tranquilo, para favorecer o clima de maior concentração e interiorização. Até o espelho parece se comportar melhor...







Ruth (Via Negromonte). (fotos: Soraya Ramalho)


Há uma quadra dali, o contra-regra Davi auxilia na preparação do novo ambiente



E agora, dá para ter uma idéia do lugar? Ainda não? (foto: Soraya Ramalho)



Olha a Miriam Vasconcelos, produtora de objetos da equipe de arte, ajeitando os últimos detalhes. (foto: Soraya Ramalho)



Agora sim! Que tal a padaria? Karl (Caio Blat) e o balconista (Tomaz de Aquino).(foto: Soraya Ramalho)


O diretor Glauber estava com dificuldade para acompanhar as imagens transmitidas no vídeo, devido à excessiva luminosidade. Mas com criatividade e paciência, tudo se resolve...



Encontrada a solução para neutralizar a claridade do dia no vídeo assist. (foto: Fábio Marcílio)


Os personagens Santiago (Gustavo Falcão) e Karl (Caio Blat) têm uma conversa especial na padaria. Administrando os barulhos da rua, a cena é filmada mais de uma vez, com a equipe acompanhando atentamente. Por alguns instantes, como sempre acontece depois do "Ação!", tudo silencia, a técnica e os equipamentos ficam invisíveis, os personagens ganham vida. Karl e Santiago se tornam reais.






Karl (Caio Blat) e Santiago (Gustavo Falcão) na padaria. Que será o papel nas mãos deles? (foto: Soraya Ramalho)


Claro, sempre pode acontecer de algumas fãs estarem passando por ali e os atores serem reconhecidos...



Fãs que passaram pelo local aproveitaram para bater fotos.



Mas os personagens e a história a ser contada são extremamente importantes para atores, diretores, equipe técnica. E o processo do trabalho para transformar o roteiro na "ilusão real" de um filme cria, entre os envolvidos, laços especiais. Foi o último dia de Gustavo Facão. Na despedida, a equipe bateu palmas em sua homenagem.



Caio Blat, Gustavo Falcão e os diretores Halder Gomes e Glauber Filho. (foto: Soraya Ramalho)

E a vida continua... assim como os laços invisíveis que surgem a cada momento. (a frase do título é de Saint Exupéry, do livro O Pequeno Príncipe).

(texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário