terça-feira, 25 de maio de 2010

O que realmente importa

É a última noite de trabalho. Nos corredores do NAMI, está a mesma estranha combinação que já se observou na noite anterior: ambiente e mobília hospitalares com equipamentos de filmagem.



A diretora de fotografia Carina Sanginitto e o diretor Halder Gomes. (foto: Soraya Ramalho)


Pelo horário, é possível ter certeza de que os médicos pelos quais passamos no corredor são, na verdade, atores do elenco de apoio.



Fernanda Mota como obstetra. (foto: Soraya Ramalho)

Hoje, é Tainá Müller quem precisa trabalhar muito: ela está presente em todas as cenas, como Lara.


Tainá Müller conferindo, no vídeo assist, as imagens recém capturadas. (foto: Soraya Ramalho)


Mais de uma sala do NAMI estão sendo utilizadas pela equipe, não só como set (há cenas diferentes previstas para a filmagem da noite), mas também como base para as atividades de suporte.

Abaixo, diversos objetos providenciados pela equipe de arte compõem o consultório.



Tainá Müller (de costas), Fernanda Mota e o diretor Halder Gomes. (foto: Valéria Dallegrave)


Há um clima de despedida no ar, mas ainda há tempo para algumas fotos que mostram mais sobre o trabalho feito: no NAMI, hoje, essa foi a sala escolhida para servir de figurino:


Júlia Figueiredo, produtora de figurino, e dona Odaíte, costureira. (foto: Samyr Halley)


E o lugar serviu também como "sala de redação" do blog :)



Buscando concentração para elaborar o texto. (foto: Samyr Halley)


Espero que você tenha curtido me acompanhar na descoberta dessa estrutura invisível que sustenta e dá origem ao universo ficcional que veremos na tela de cinema. É claro que ainda existe muito trabalho pela frente, na pós produção , como a edição...

E é importante observar que, além da diversidade de lugares, do equipamento especializado, foi possível descobrir quantas pessoas - tão diferentes entre si - precisam trabalhar com esforço e talento para esse fim comum.



A diretora de fotografia Carina Sanginitto. Ao fundo, Tia Irene, do elenco de apoio e, mais lá atrás, Alfredo Guerra, operador de áudio. (foto: Soraya Ramalho)



Cristiano Pires maquiando Cristiane Gois (Lica). (foto: Soraya Ramalho)



Pietro Schläger caracterizando Nelson Xavier como Chico Xavier. (foto: Soraya Ramalho)



Caio Blat (Karl) em meio aos figurantes de Pacatuba, na "Casa da Prece". (foto: Soraya Ramalho)

O trabalho de filmagem em Fortaleza é encerrado com a participação de uma figurante muito especial, que deu um bocado de trabalho para ser encontrada: a bebê Lara. A avó, Dona Socorro, acompanhou orgulhosa e preocupada (da mãe nem precisa falar, né?) a cena em que a netinha participou. Lara, de um mês e quinze dias foi tratada com todo cuidado e se comportou muito bem em seu primeiro filme. Ela estréia com tudo na vida e no cinema.

A presença da pequena Lara traz alegria para um momento de despedida, e alimenta a sensação de que todo fim encerra um novo começo. Ela e sua mãe, Juliana, trazem também a lembrança de que o amor expresso na história ficcional está ao nosso redor, e o mundo precisa dele...



Uma figurante especial: a pequena Lara e sua mãe Juliana (foto: Soraya Ramalho)


Aguardamos por vocês na sala de cinema, para conferir o resultado final de tanto trabalho que, na verdade, é só um jeito de fazer lembrar do que é mais importante em nossas vidas.

Um grande abraço a todos.

Texto: Valéria Dallegrave

Um comentário:

  1. Parabéns a toda equipe! O filme tem um enredo emocionante demais, não tem como, eu sendo mãe, não ficar tocada!

    ResponderExcluir