sábado, 22 de maio de 2010

Pedro Leopoldo: a ficção encontra a realidade

O sábado é de pausa nas filmagens, a fim de preparar o trabalho a ser realizado no domingo, a partir das cinco da manhã, em Guaramiranga, em uma pescaria com Mário (Herson Capri) e Raul (Daniel Dias).

Mas na sexta-feira ainda aconteceu muita coisa que você precisa saber: enquanto uma equipe filmava cenas com Lara (Tainá Müller), no parquinho e na escola, a outra desembarcava na cidade natal de Chico Xavier...


Pedro Leopoldo (antiga estação ferroviária).


A equipe vai rodar cenas com Karl (Caio Blat) e as produzidas por ele para a matéria jornalística que se propõe a investigar, afinal, quem é/foi Chico Xavier. Os objetivos do personagem Karl e da equipe sob a direção de Glauber Filho nas terras mineiras se confundem...



Mirante com vista de Pedro Leopoldo.

Uma das principais praças da cidade, no meio da qual se situa a prefeitura, recebeu, desde 1980, o nome de praça Francisco Cândido Xavier.


Panavision 35 mm, usada nas filmagens, e Mirante.


A busca por conhecer e entender quem era o homem que atraía tanta gente até a Casa da Prece passa, claro, pela curiosidade a respeito da cidade em que ele nasceu.



A equipe que foi para Pedro Leopoldo, em passagem pelo Memorial Chico Xavier.

E uma visita obrigatória é o Memorial Chico Xavier, localizado no Açude do Capão, onde, em 1931, o médium viu, pela primeira vez, seu orientador espiritual, Emmanuel.

A caridade era praticada e recomendada por Chico. Sua preocupação em dar alimento a quem pouco tinha era criticada por muitos, que lhe perguntavam: "Não é melhor ensinar a pescar do que dar o peixe?". Chico encontrou a resposta ideal em uma declaração de Madre Teresa de Calcutá, em que ela respondeu à mesma alegação com a ressalva de que "alguns nem conseguem segurar na mão a vara de pesca".



E, claro, é preciso conhecer o Centro Espírita São Luiz Gonzaga, erguido onde se encontrava a casa em que Chico nasceu, em 1910. (cada local ligado à história de Chico Xavier representa uma etapa dos Caminhos da Luz, marcados por placas indicativas, veja na foto).

O Centro Espírita Luiz Gonzaga, fundado por Chico em 1950, mantém a sopa fraterna Maria João de Deus (nome da mãe do médium), que alimenta cerca de 300 pessoas todos os sábados, além de fornecer enxovais para bebês.

Ah, sim, para a filmagem em Pedro Leopoldo, dois novos profissionais se juntaram à equipe: Daniel e Maria Milagros.



O mineiro Daniel é um dos novos integrantes da equipe.



A argentina Maria Milagros e Tuti, um figurante de última hora...

A equipe e Karl (Caio Blat) chegam à casa em que será feita uma entrevista importante com alguém que pode dar informações sobre Chico Xavier. Tuti aparece latindo e marca presença :)



Karl (Caio Blat) toca a campainha da casa de Célia Diniz. Ficção e realidade se encontram.



Célia recebe o jornalista Karl... ou o ator Caio Blat ?



Karl inicia a sua investigação sobre o médium mineiro através da entrevista de uma das "Mães de Chico Xavier". E vou ter de parar por aqui... você só vai saber o que ele descobriu quando assistir ao filme ;)
Fotos cedidas por Glauber Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário