sexta-feira, 30 de abril de 2010

Apenas mais um dia de trabalho normal

Karl, o jornalista cético, chega a Uberaba. O antigo aeroporto de Fortaleza serve de locação para a cena que envolve 42 figurantes. O saguão do aeroporto foi preparado com antecedência, com a caracterização da porta de saída do desembarque ao fundo, à esquerda. Em azul, no final do corredor, a equipe de arte providenciou um stand de informações.


Karl (Caio Blat) e o motorista de táxi (Sidney Souto). (foto: Soraya Ramalho)


Apesar de tanta gente participando, a filmagem foi tranquila. Os figurantes foram bem orientados com relação a sua participação e, já no primeiro ensaio, tudo correu como planejado. Ao grito de “ação!”, a câmera, sobre os trilhos, acompanhou Karl e o motorista pelo saguão.


Karl (Caio Blat) e o motorista (Sidney Souto). (foto: Soraya Ramalho)


Na cena em movimento, como não seria possível o microfonista acompanhar os atores, foram usados, dessa vez, microfones de lapela, a fim de registrar a conversa entre os personagens.

O microfonista Fábio Socorro. (foto: Soraya Ramalho)


A filmagem da entrada de Karl no táxi foi a que deu mais trabalho. Primeiro foram os imprevistos que dificultaram a captura do som: o barulho dos ônibus, dos aviões e, por último, o vendedor de tapioca, que passou feliz, fazendo a maior propaganda do seu produto para aquele monte de compradores em potencial: “Olha a bicicleta da tapioca! Só R$ 0,30!”.


Karl (Caio Blat) e o motorista(Sidney Souto). (foto: Soraya Ramalho)


Com todos esses contratempos, o sol mudou de posição e aí a luta foi para conseguir a iluminação correta. Por volta das quatro da tarde, finalmente se alcançou o resultado esperado e ficou registrado o momento em que Karl embarca no táxi.


O operador de áudio, Alfredo Guerra, a continuísta Io, o diretor Halder Gomes e o ator Caio Blat. (foto: Soraya Ramalho).


Além dos microfones de lapela dos dois atores, ainda foram instalados mais dois dentro do táxi, para garantir a qualidade do som.



Karl (Caio Blat).(foto: Soraya Ramalho)


Aí, para cumprir o planejamento do dia, a equipe se deslocou para o Porto das Dunas, onde foi rodada uma cena rápida de Karl ao telefone. Para preparar o equipamento no quarto, havia até vinte pessoas dentro de um aposento de apenas 30 metros quadrados. Foi complicado, mas fazer o quê!? Apenas mais um dia normal para a equipe...



À esquerda, Caio Blat; ao fundo, os dois diretores, Halder Gomes e Glauber Filho e na câmera, à direita, a diretora de fotografia Carina Sanginitto. (foto: Soraya Ramalho)

(Texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário