quarta-feira, 28 de abril de 2010

Técnica e sensibilidade

Embora, muitas vezes, de um dia para outro, mude o local de filmagem, hoje é o segundo dia em que estamos no Edifício Pimentel, no centro de Fortaleza, cujo apartamento 1002 está servindo atualmente como locação. O prédio já tem uma certa idade e fica evidente que o elevador é o mesmo da época em que foi construído, assim alguns membros da equipe preferem encarar as escadas até o décimo andar.
Bem, o prédio, o elevador e os diretores continuam os mesmos de ontem...
Mas, nessa quarta-feira, a grande novidade é a chegada de Caio Blat para iniciar sua participação nas filmagens.


Caio Blat interpreta o jornalista Karl (foto: Soraya Ramalho)


Durante a manhã, há também cenas de Lara sozinha em seu apartamento, que exigem da atriz Tainá Muller muita concentração. Sua personagem vive um conflito, expresso de forma reflexiva nos momentos de intimidade.



Lara (Tainá Muller). (foto: Soraya Ramalho)


À tarde, os três atores do elenco principal, Caio Blat, Tainá Muller e Gustavo Falcão, “mergulham” em seus personagens, respectivamente, Karl, Lara e Santiago, em cena de alta carga dramática.


Santiago (Gustavo Falcão) , Lara (Tainá Muller) e Karl (Caio Blat).



Karl (Caio Blat) e Lara (Tainá Muller). (fotos: Soraya Ramalho)


O trabalho dos atores é resguardado por diversas precauções técnicas. De fato, é como se a técnica "amparasse" a sua interpretação. Todos que trabalham na retaguarda da produção estão no apartamento 1001, tratando das providências necessárias para que a filmagem, nesse dia e nos próximos, corra da forma mais tranquila possível. E fazem silêncio completo sempre que necessário. E ouvem as falas carregadas de emoção dos atores, sabendo que a performance dos mesmos irá valorizar o trabalho de cada um.



Karyna Dantas e Via Negromonte (foto: Soraya Ramalho). Karyna, sempre sorrindo, cuida para que, entre uma refeição e outra, ninguém passe fome ou sede, sem falar no cafezinho...


É impressionante a maneira como, na produção de um filme, a busca pela perfeição técnica e a sensibilidade artística em compreender e representar dramas e emoções humanas trabalham harmoniosamente. Para isso acontecer, claro, cada um dos envolvidos deve ter consciência da importância do seu trabalho para a equipe, respeitando também a tarefa do outro.
Cabe aos diretores guiar esse processo com consciência de tudo que é importante para o resultado final, ou melhor, de todos que são importantes...


E olha eles aí de novo... os diretores Halder Gomes e Glauber Filho. (foto: Soraya Ramalho)

(Texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário