sexta-feira, 23 de abril de 2010

O Dia do Acidente: A grande orquestra


Santiago (Gustavo Falcão) e Cassiano (Paulo Goulart Filho)
(foto: Soraya Ramalho)

A manhã estava chuvosa, mas logo a Terra da Luz fez valer seu nome. Previsão do dia: muito trabalho, com a presença de dois atores do elenco principal, Gustavo Falcão e Paulo Goulart Filho, treze atores de apoio, trinta e um figurantes, um carro do corpo de bombeiros (com quatro bombeiros de verdade), a Polícia Rodoviária Estadual e um ônibus capotado (um ônibus e uma carcaça). E tudo precisaria ser regido ao mesmo tempo, como em uma orquestra. Até o trânsito foi interrompido, quem passou pela Miguel Dias, próximo ao Museu do Automóvel, pensou que havia acontecido um acidente de verdade.


O "acidente": Elenco de apoio, a diretora de fotografia Carina Sanginitto e o assistente de câmera Leo Mamede. (foto: Soraya Ramalho)


Colaborações especiais: Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual, AMC e CPRV.
(foto: Soraya Ramalho)

Tudo começou muito antes, no planejamento feito pela produção, na busca da rua que serviria melhor como locação, nas reuniões com a AMC e o Corpo de Bombeiros, na escolha de todo material e elenco envolvidos... até chegar a hora importante (ou melhor, o dia) de realizar na prática o que estava previsto no roteiro.
Pela manhã, diretores, atores e a equipe de filmagem embarcaram para a viagem no ônibus em movimento, câmera na mão e concentração de todos, com o objetivo de criar o clima necessário. De tomada em tomada, o ônibus foi e voltou de Fortaleza ao Eusébio.


O diretor Halder Gomes e a equipe de filmagem (foto: Soraya Ramalho)

Enquanto alguns iam na “viagem de ônibus”, os que ficaram construíam o cenário do acidente. A carcaça do ônibus foi virada por um guincho



E o pessoal encarregado da arte a preparou para ficar idêntica ao ônibus, completando o quadro com um bocado de entulho. (fotos: Soraya Ramalho)


O diretor de arte Fábio Vasconcelos ainda deu o toque final, quebrando o vidro da frente. Da tarde até a noite, foi a vez do maquiador Cristiano e sua assistente Alessandra trabalharem muito. (foto: Soraya Ramalho)


Cristiano Pires maquiando Edmilson Pereira da Silva, do elenco de apoio. (foto: Soraya Ramalho)


A assistente de maquiagem Alessandra Costa (foto: Soraya Ramalho)

Os maquiadores prepararam Gustavo Falcão e Paulo Goulart Filho, elenco de apoio e figurantes para a filmagem do acidente. Muitos figurantes “machucados” andavam de lá para cá, esperando a hora de fazer parte da cena. Havia também bombeiros verdadeiros e “fakes”, além da equipe técnica resolvendo problemas de última hora...

Foram diversos ensaios antes de concluir o trabalho, com os diretores, incansáveis, indo de um lado para outro, coordenando tudo.


Fábio Vasconcelos, da direção de arte e o diretor Glauber Filho. (foto: Soraya Ramalho)

O trabalho foi encerrado depois das 22:00 horas, quando todos puderam jantar, satisfeitos com o resultado do esforço conjunto.

(Texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário