quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sobe!?

Um dos elevadores do Edifício Pimentel, parado no andar da filmagem desde o primeiro dia, acabou sendo usado como suporte para o equipamento de iluminação. O problema virou solução, todos estavam satisfeitos.




Na cozinha de seu apartamento, Lara (Taina Muller). (fotos: Soraya Ramalho)

Mas, no final da manhã, chega um eletricista chamado pelo pessoal do prédio para consertar o elevador. Todos equipamentos são retirados do mesmo e é preciso uma conversa especial com Seu Tabosa. Demorou um pouco, mas deu tudo certo.


Lara (Tainá Muller) entrando no famoso elevador. (foto: Soraya Ramalho)

À tarde, os equipamentos são transferidos para o quarto de Karl (Caio Blat), montado ao lado da sala de Lara (Tainá Muller). O ambiente foi criado pela equipe de arte novamente de forma a refletir a personalidade do personagem.




Santiago (Gustavo Falcão) e Karl (Caio Blat). Acima, Karl em seu apartamento. (fotos: Soraya Ramalho)


Todas as cenas são filmadas mais de uma vez, usando planos mais fechados ou abertos, ou acompanhando apenas um dos atores. Assim, os diretores terão mais opções para o momento da edição. O diretor Halder explica que, em cinema, a pior coisa é, na hora de editar, você se arrepender de não ter filmado um plano.


Karl (Caio Blat) e Santiago (Gustavo Falcão). (foto: Soraya Ramalho)

Mas para isso funcionar direito, e os cortes não mostrarem "saltos" de um plano para outro, o papel de Io (Ioneide), a continuísta, é fundamental. Ela fica sempre ao lado dos diretores e de Marco, o responsável pelo funcionamento dos vídeos que mostram as imagens sendo capturadas naquele momento pelas câmeras.


Io,a continuísta e Marco, o responsável pelos vídeos. (foto: Soraya Ramalho)


É freqüente, nos intervalos das filmagens, enquanto os outros estão já fazendo um lanche, ela permanecer trabalhando. Io anota minuciosamente tudo que aconteceu na última cena: orientações espaciais, como os movimentos e gestos dos atores, a direção do olhar, a posição de objetos manipulados; e temporais, como o momento das falas... e muito mais. Não é para menos que ela carrega sempre uma pasta cheia de anotações, boletins e outros papéis, além do roteiro...


Io, a continuísta. (foto: Soraya Ramalho)


O dia termina sem mais imprevistos ou sustos, fora os que alguns levam com os saltos do elevador que, para alegria de muitos, não será mais usado, pois no dia seguinte a locação vai ser outra...


Karl (Caio Blat), no elevador.(foto: Soraya Ramalho)

(Texto: Valéria Dallegrave)

Nenhum comentário:

Postar um comentário