segunda-feira, 14 de março de 2011

Fortaleza recebe mostra de cinema transcendental de 28 a 31 de março no Iguatemi

Diário do Nordeste - A temática transcendental parece mesmo que veio para ficar no cinema nacional. Após os sucessos de filmes como "Bezerra de Menezes", "Chico Xavier" e "Nosso Lar", que demonstrou o interesse do público sobre o gênero, será realizada a primeira edição da Mostra de Cinema Transcendental de 28 a 31 deste mês.

A programação exibirá ao todo quatro longas-metragens: "A Árvore", de Julie Bertuccelli; "Ricky", do cultuado cineasta francês François Ozon, e "O Contestado - Restos Mortais", de Sylvio Back; além de "As mães de Chico Xavier", dirigido pelos cearenses Glauber Filho e Halder Gomes.

Segundo o coordenador do evento, Lucas de Pádua, "o público vai participar de um evento com filmes de qualidade, selecionados por críticos especialistas, e respeito à diversidade religiosa". O coordenador também ressalta que esse será um momento de divulgação de novos talentos. "A mostra servirá para revelar diretores e produtores, interessados em explorar esta temática", completa.

As exibições dos filmes serão sempre às 20h no Multiplex UCI Ribeiro do Shopping Iguatemi. Os bilhetes poderão ser trocados a partir desta semana no próprio local da exibição por 2 kg de alimentos não perecíveis até lotação das salas. Mais detalhes no site www.cinematranscendental.com.br

O gênero

O transcendental trata-se de um movimento cultural e artístico que tem como objetivo aliar técnicas e conceitos, ou seja, a busca de uma arte mais voltada à cultura de paz e a religiosidade. O gênero nasceu em Fortaleza com a Mostra de Teatro Transcendental, que teve sua primeira edição em 2003. Ao partir para o cinema, o gênero tem o objetivo de levar ao público mensagens de paz, amor e solidariedade.

Festival

Antes da mostra, entre os dias 23 e 27, Brasília será sede da primeira edição do Festival de Cinema Transcendental. Além da exibição dos mesmos longas da Mostra, haverá uma Mostra Competitiva de Curta Metragem. Serão premiados os melhores curtas e diretores, além da escolha de melhor produção segundo o júri popular.

2 comentários:

  1. Sou aluno de Jornalismo da Unifor e estou escrevendo uma matéria para o blog do curso exatamente sobre os filmes com temática espírita, tendo como gancho o lançamento do filme "As Mães de Chico Xavier" e gostaria de ouvir de um especialista em cinema a que se deve este número cada vez mais expressivo de filmes espíritas nas salas de cinema e se este já pode ser considerado um novo gênero cinematógrafico. Obrigado, Aguardo resposta. ricardo.garcia.89@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. sensacional,parabéns a todos que estão nos proporcionando mais esse maravilhoso e belíssimo evento.Abraço fraterno!!!

    ResponderExcluir